Blog Pedaços de Cacau

Voltar a Blog Pedaços de Cacau
Refletir e aprender - Resoluções de Ano Novo 2021

Refletir e aprender – Resoluções de Ano Novo 2021

Costuma-se dizer que a vida é feita de acontecimentos que se equilibram. Um novo ano representa uma nova oportunidade para desfrutar de mais 365 dias em pleno.

Já vem sendo hábito nos últimos anos, parar para refletir. Uma pausa necessária e que reflete a forma como tenho vindo a organizar a minha vida, pessoal e profissional, que cada vez mais se funde e acaba por ser mais difícil de gerir. Por isso, gosto de estabelecer prioridades, metas e objetivos para conseguir dar o melhor de mim em todas as dimensões da minha vida.

Um ano de desafios

2020! Sim, 2020 o ano dos desafios. Será para sempre relembrado como um ano muito estranho e irreal. Nunca antes imaginado. Somos um povo habituado ao toque, ao contacto pessoal e fomos aconselhados, para o bem de todos, a cortar com todos os contactos. Vimos de novo uma geração mais nova a ter aulas através da televisão – ainda que num conceito um pouco diferente do que aconteceu há muitos anos em Portugal.

No ano em que a Pedaços de Cacau fez 6 anos, deixámos de poder fazer o que fez dela o que é hoje: estar com vocês em feirinhas. 6 anos de muito trabalho, de investimento financeiro que vimos dar frutos nos últimos meses, contrariando um bocadinho o que esperávamos que acontecesse após a Páscoa.

A Páscoa! Foi o derradeiro teste de sobrevivência que ninguém estava à espera. 3 pessoas a trabalhar dia e noite, embebidas num misto de adrenalina com um “em vez de estar em casa fico aqui a unir famílias que não vão poder estar juntas”. Ninguém sabia o futuro da Pedaços de Cacau. Sabíamos que independentemente do que acontecesse, tínhamos dado o nosso contributo para algo maior: a felicidade de centenas de famílias.

Distribuímos amor e felicidade, num período em que queríamos estar com os nossos, e vocês com os vossos.

A Páscoa surpreendeu, mas não o suficiente! Roubou-nos muitas energias, no entanto não nos desmoralizou. Foi com esse espírito que encarámos o verão. Por si só já é uma altura desafiadora. O consumo de chocolate diminui – costumamos dizer que vocês pensam que andam a trabalhar para o biquíni-, as festividades também são reduzidas, o transporte das encomendas tem de ser feito a frio – aumentando os nossos custos de envio-, etc. Poderia contar mais umas quantas… Acima de tudo optámos por abraçar novos desafios, em vez de aceitarmos todas as contrariedades.

Projetos de 2020 que saíram da gaveta

2020 marcou também o lançamento de um projeto muito especial: “Pedaços de Cacau & Friends“. Com ele dois produtos novos saíram do forno – literalmente- das mãos de duas outras empreendedoras. Trouxemos para o mercado uma Granola com Chocolate Negro ( Pão da Mó ) e Bolachas com Chocolate Negro ( Miolo de Nós ). Com este projeto já conseguimos reduzir os excedentes da produção e cumprir com um dos objetivos estabelecidos para o ano anterior.

O ano da “saudade” levou-nos a parar para pensar e a dar ainda mais valor a todas as parcerias que fomos estabelecendo ao longo dos últimos 6 anos. Passámos a valorizar ainda mais quem nos deu a mão quando não sabíamos ao certo o que iria ser o Natal. A todos aqueles que nos estenderam a mão, o nosso Muito Obrigada!

Novembro e Dezembro, dois meses de ferro. Dia e noite, sem horários, limites e apenas com um objetivo em mente: colmatar as perdas de um verão com uma máquina pesada, para o número de vendas reduzidas que tínhamos. Costumamos dizer que o Natal é o bolo que nos ajuda a alimentar para a época mais baixa, e foi nisso que pensámos.

Uma equipa é feita com a vontade de todos. A ninguém foi exigido nada. A vontade e iniciativa de fazer ainda mais, veio de todas as pessoas que trabalharam durante esta época, na Pedaços de Cacau. Há uma expressão que costumo usar com alguma frequência para descrever esta altura “Saiu-nos do corpo, a todas”. A todas as pessoas que deram o seu tempo e alma a este projeto, que também é delas, Muito Obrigada! Marcámos em conjunto a diferença na mesa dos portugueses. Juntámos famílias e amigos com chocolate, e vocês foram o elo que lhes faltava.

Poderíamos ter entrado a medo para o Natal, mas decidimos não o fazer. Fomos com tudo e apostámos em ideias que já estavam na gaveta. O ano terminou com uma parceria brutal, cujos os resultados superaram em muito os objetivos traçados. 1 de dezembro marcou o lançamento do “Jogo Cara Coroa – Chocolate Artesanal e Divertido ” criado pelo João e pelo Pedro. Um jogo à imagem deles, que surpreendeu todos com muitas gargalhadas.

O dia 25 de dezembro teve outro sabor este ano. Um dia que marcou o fim de uma campanha da qual nos orgulhamos muito. Com a compra da caixa “Magia Natalícia de Chocolate – Caixa Especial de Natal, que revertia 1,50 cêntimos por cada caixa vendida, conseguimos com a vossa ajuda angariar 513 euros que irão ajudar o IPO do Porto, no apoio a doentes e na investigação.

Refletir e traçar objetivos para 2021

Como vem a ser hábito deixo-vos um breve resumo de alguns objetivos para 2021:

  • Cimentar uma alimentação cada vez mais saudável, à base de vegetais frescos e preferencialmente biológicos, eliminar o consumo de carne e continuar a reduzir o consumo de peixe;
  • Em questões de leitura pretendo ler 2 livros por mês;
  • Voltar a correr uma meia maratona (21km). Em 2020 consegui correr os 21km, no entanto nos treinos lesionei-me e, neste momento, estou a recomeçar a corrida;
  • Ter tempo de qualidade com a minha família e, principalmente, as minhas filhotas;
  • Espero e desejo que este ano possa celebrar, presencialmente o Aniversário da Pedaços de Cacau com os que fazem parte desta aventura (vocês!);
  • Continuar a inovar na criação de produtos originais e deliciosos;
  • Fortalecer ainda mais parcerias com pequenos produtores portugueses;
  • Participar em mais momentos marcantes – casamentos, festas de aniversário, batizados, etc.
  • Contribuir para o IPO do Porto com pelo menos 1.000€.
  • Reduzir a utilização de plástico no embalamento dos nossos chocolates.

 

Avizinha-se um ano de 2021 cheio de ainda mais desafios, que em conjunto vamos conseguir colocar em marcha.

Que 2021 seja cheio de coisas boas! 🙂

Até breve,

Raquel

Partilhar este artigo

Voltar a Blog Pedaços de Cacau