O Sugar Bloom e o Fat Bloom são dois desafios que podem ocorrer no processo de produção do chocolate. Apesar de ambos afetarem a aparência do produto, a segurança de consumo e o sabor do mesmo são assegurados.
Para que entenda melhor esses conceitos, apresentamos uma breve explicação para cada um deles:
Sugar Bloom
O Sugar Bloom acontece quando o açúcar se dissolve e precipita para a superfície do chocolate, criando nódoas brancas. Normalmente, esta complicação ocorre sempre que o mesmo está exposto à humidade, no armazenamento ou na distribuição do produto. Além disso, também pode decorrer quando este é totalmente arrefecido e em seguida apresentado a temperaturas extremamente elevadas, uma vez que a humidade fica condensada na fachada do chocolate.
Este efeito que o chocolate sofre é normalmente visível durante as épocas mais quentes do ano, primavera e verão, neste sentido apresentamos algumas soluções para manter a aparência perfeita dos seus chocolates, no seguinte artigo de blog.
Fat Bloom
Fat Bloom ocorre sempre que o cacau se separa e precipita para a face do produto, causando manchas amarelas ou castanhas. Habitualmente, esta adversidade acontece quando o chocolate está visível a elevadas temperaturas ou a oscilações instantâneas (diminuição e aumento de temperatura de forma sucessiva). Este problema ainda pode ser contrariado, basta o artesão refazer a temperagem do chocolate para o mesmo atingir o aspeto visual correto.
O Sugar Bloom e o Fat Bloom são complicações que podem efetivamente afetar a venda do produto, uma vez que o chocolate não se depara tão atraente aos olhos dos clientes da marca. Nesse sentido, é fundamental executar medidas de prevenção que evitem por completo estas contrariedades.
Tinha conhecimento sobre estes dois conceitos, o Sugar Bloom e o Fat Bloom?
Até breve,
Pedaços de Cacau