Os benefícios do chocolate negro são já por muitos reconhecidos. Mas será que sabem que, por detrás de um quadradinho de chocolate negro, pode estar uma fonte nutritiva para as crianças?
É verdade: se consumido com moderação, o “alimento dos deuses” é um trunfo para ajudar as crianças a enfrentar o dia a dia de forma mais enérgica e feliz.
Deixamos aqui alguns factos interessantes que vão mudar a forma como olham para o chocolate.
Uma dose extra de energia e nutrientes
Chocolate, chocolate, para que te quero? Eis uma questão pertinente. Há muitos anos que se come chocolate mas, provavelmente, o que não sabiam é que este alimento, quando de boa qualidade e com elevado teor de cacau (superior a 70%), pode ser um excelente aliado na alimentação das crianças.
E porquê? Porque é uma fonte de vitaminas do complexo B e de magnésio, contribuindo assim para a tonicidade muscular e o bom funcionamento de todo o sistema circulatório.
Alimenta o cérebro e promove o bem-estar
Na correria do dia a dia, enquanto pais, acabamos por recorrer a suplementos alimentares para ajudar as crianças nas suas atividades diárias e escolares. O desenvolvimento intelectual é importante, e também aqui o chocolate pode ser um grande aliado: a sua glicose ajuda a melhorar o desempenho escolar e cognitivo das crianças.
Um estimulante natural para as crianças
Já falámos do chocolate enquanto fonte de energia, mas falta sublinhar algo que muitas vezes não associamos a este alimento: o efeito estimulante. Na sua composição existe uma substância da família da cafeína, a teobromina, que tem um efeito ligeiramente estimulante no organismo. Se a hora do dia e a dose forem controladas (um quadradinho), esta é uma excelente forma de dar às crianças uma dose extra de energia matinal.
Escolham um chocolate negro com um alto teor em cacau
“O chocolate tem muito açúcar e não faz nada bem às crianças”: sim, pode ser verdade. O importante quando se dá chocolate às crianças é ler bem os rótulos das embalagens e saber exatamente o que se está a dar.
Com a variedade de oferta que há hoje no mercado, é difícil escolher. Deixamos aqui uma dica que vai ajudar: maior teor de cacau traduz-se em mais benefícios para a saúde. Quando escolherem um chocolate para dar às crianças optem por chocolates com um elevado teor de cacau (superior a 70%) e evitem o chocolate de leite e chocolate branco – esses sim, têm um grande teor de açúcar e gordura.
Não se esqueçam: ler os rótulos é mesmo importante.
Gostaram destes factos sobre o chocolate negro e as crianças? Se acharam interessante partilhem.
Só mais uma coisa: se quiserem fazer algo diferente para o dia da criança, experimentem esta receita com chocolate negro, que para além de deliciosa, é também perfeita para estes dias de sol!