Normalmente começo a fazer as minhas resoluções de Ano Novo nas últimas semanas de dezembro, mas este ano foi diferente, estou a fazer agora. Porquê? Porque estive completamente absorvida no trabalho nas últimas semanas de dezembro e, principalmente, porque decidi tirar uns dias de descanso para estar com a minha família, após vários meses de muito trabalho e com pouco tempo para estar com o meu marido e as minhas filhas.
Sim, quando se tem um negócio, as pessoas que saem mais prejudicadas são as mais próximas, e o Natal para a Pedaços de Cacau é uma altura de muito trabalho para fazer chegar os nossos chocolates a casa de todos.
Antes de falar sobre as resoluções, gosto sempre de refletir sobre o que foi o ano anterior.
No ano de 2021, gostava de destacar o mais impactante, a mudança de instalações. Agora, como sabem, estamos em Vilar do Paraíso, num espaço com cerca de 390m2, um espaço bem maior do que o anterior, que tinha apenas cerca de 90m2. As mudanças foram um grande desafio para toda a equipa. A quantidade de coisas -moldes, equipamentos, matéria-prima, caixas de envio, etc…- que tínhamos de mudar eram tantas ( até hoje ainda não percebemos muito bem como estava tudo lá) que até familiares e fornecedores tiveram de nos ajudar.
Como gosto de dizer, a Pedaços de Cacau tem uma família muito grande que envolve a equipa, a família, os revendedores, os fornecedores, os amigos e todos vocês. Os desafios agora são grandes e os receios também, mas sei que tenho uma excelente equipa que está sempre disposta a ajudar a ultrapassar todos os desafios.
Gostaria de aproveitar este texto, também para vos agradecer, pois sem vocês não teríamos conseguido mudar de instalações. Obrigada por comprarem os nossos/vossos chocolates.
Em 2021 lançámos um produto novo para tentarmos reduzir os excedentes da produção. Saiu do forno um Brownie de Chocolate com noz, que apenas confecionamos uma vez por mês, na 1ª quarta-feira. O sabor de cada fatia pode ser ligeiramente diferente– aliás, em cada porção poderá sentir travos de pimenta-rosa, limão, hortelã-pimenta, caramelo, creme de avelã…
Os últimos meses do ano trouxeram também duas grandes novidades, ambas pensadas há já algum tempo e que este ano resolvemos tirar da gaveta. A Caixa Surpresa com Chocolate trouxe a todos vocês a possibilidade de receberem todos os meses uma caixa composta por 500g de chocolate que serão sempre surpresa até ao momento de abrirem a caixa. E, o tão aguardado Granel chegou finalmente a pedido de muitos.
Com um ano com tantas conquistas tínhamos mesmo de as celebrar, e foi o que fizemos no 7º aniversário da Pedaços de Cacau junto de familiares e amigos, no novo ateliê. Terminámos com a chave de ouro ao conseguirmos, pelo 2 ano consecutivo, ajudar o IPO do Porto, este ano com 978€. Uma conquista que nos deixa ainda mais orgulhosos do trabalho que fazemos.
Se tivesse que utilizar uma palavra para descrever o ano de 2021 seria gratidão, pelas novas instalações, pelos produtos novos, pela dedicação e empenho da equipa, pelas pessoas mais chegadas à Pedaços de Cacau estarem bem de saúde, por termos tantos amigos, clientes, fornecedores e revendedores que acreditam no nosso trabalho.
Refletir e traçar objetivos para 2022
Como vem a ser hábito deixo-vos um breve resumo de alguns objetivos para 2022
- Continuar com uma alimentação cada vez mais saudável, à base de vegetais frescos e sempre que possível biológicos e reduzir o consumo de peixe (no ano passado eliminei o consumo de carne);
- Fazer, pelo menos, um passeio em família (principalmente com as minhas filhotas) pela natureza, floresta e/ou praia;
- Continuar com a leitura de 2 livros por mês (no ano passado consegui ler 18 livros);
- Frequentar um curso de chocolates e de gestão empresarial;
- Correr uma maratona (42km), se o meu joelho permitir. No ano passado corri a minha primeira meia maratona do Porto (21km);
- Festejar (espero que este ano seja sem restrições) o 8ª aniversário da Pedaços de Cacau com os que fazem parte desta aventura (vocês!);
- Lançar pelo menos 3 novos chocolates…
- Criar novas parcerias com pequenos produtores/artesãos portugueses;
- Contribuir para o IPO do Porto com pelo menos 1.500€;
- Comprar equipamento de confecção para facilitar algum trabalho;
- Ter uma equipa empenhada, focada, dedicada e com muito amor pelos chocolates;
- Continuar a reduzir a utilização de plástico no embalamento dos nossos chocolates.
Desejo um ano de 2022 com muito carinho, amor, compreensão, interajuda, saúde e claro muito chocolate da Pedaços de Cacau ??
Até breve,
Raquel