Descubra a nossa Coleção para oferecer ao Melhor Pai 💙
Custos de envio gratuitos para Portugal Continental em compras iguais ou superiores a 40€
Personalize os chocolates com as suas próprias mensagens
Envios de 1 a 5 dias úteis
Para o melhor Pai, os melhores chocolates 🍫
Recolha grátis no ateliê

Nenhum produto no carrinho.

Desperdício Alimentar e o Chocolate Exótico

Desperdicio&Chocolate

O desperdício alimentar é um desafio recorrente em todo o mundo, no entanto, esta adversidade pode ser atenuada se todos adotarmos hábitos mais conscientes. Nesse sentido, apresentamos alguns exemplos aplicáveis ao dia a dia. 

 

Partilha de excedentes alimentares

 

Os excessos devem ser partilhados, uma vez que eventualmente estes alimentos não iam ser consumidos. 

 

Consumo de frutas maduras

 

As frutas maduras precisam de ser consumidas primeiro, dado que se estragam com maior facilidade. Se existir uma grande quantidade de frutas amadurecidas, podemos fazer uma compota ou até mesmo um batido. 

 

Utilização de sobras alimentares

 

Todas as sobras alimentares podem ser reaproveitadas, basta dar asas à sua imaginação e criar diferentes receitas. Por exemplo, pode aproveitar as cascas dos legumes para criar um caldo saboroso e saudável.

 

A economia circular é um movimento sustentável que promove a redução do desperdício alimentar e consiste na reutilização de alimentos. Assim, quando o ciclo do produto aparenta acabar, alguém possibilita uma nova vida para o mesmo. Esta economia é valiosa, pois promove a competitividade, a inovação e por sua vez o crescimento económico.

 

Na Pedaços de Cacau, colocamos em prática este movimento de forma a dar uma segunda oportunidade aos nossos excedentes de produção.

Após a produção dos nossos chocolates, juntamos todos os excedentes, de forma a mais tarde, transformá-los na nossa Granola Exótica e no nosso Bolo Exótico, confecionado todas as terceiras sextas-feiras de cada mês.

Desta forma garantimos que todos os nossos produtos realizados através deste movimento, são únicos, saborosos e extremamente exóticos.

 

Atualmente, existem algumas plataformas que também trabalham para acabar com este desaproveitamento, como por exemplo a Too Good To Go.

 

Too Good To Go

 

A Too Good To Go é uma organização que viabiliza a venda de excedentes de produção. Assim, os produtores conseguem circular a sua economia e reaproveitar os seus alimentos. A Pedaços de Cacau é uma marca que preza pela sustentabilidade, e nesse sentido, em janeiro de 2023, juntou-se a esta plataforma.

 

Por fim, também é importante que os chefes do nosso país contribuam para a eliminação deste problema.

Assim, o Chef Kiko afirma a necessidade da elaboração de uma equipa especializada no estudo do desperdício alimentar. A ideia deste chef é criar uma cozinha central dedicada a tempo inteiro à receção de alimentos desperdiçados.

Após sofrerem diferentes técnicas de cozinha, são entregues a organismos do Estado que necessitem de auxílio alimentar. 

 

Considerou este artigo importante? Vai aplicar alguma das práticas no seu dia a dia?

 

Até breve, 

 

Pedaços de Cacau