Projeto de Intervenção Psicosensorial de hOpeningDementia

O chocolate como estímulo cerebral

Projeto de Intervenção Psicosensorial de hOpeningDementia

Como surgiu a parceria

A parceria entre psicóloga Ana Costa e a Pedaços de Cacau foi criada no decorrer da intervenção psicosensorial de hOpeningDementia.

O desafio foi lançado em 2019 pela Ana e, na Pedaços de Cacau, gostamos de nos envolver em projetos que contribuam para o bem estar e descoberta de novas terapêuticas, que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

A Ana pretendia perceber como reagiam pessoas com demência em fase avançada ao chocolate (estímulo que normalmente desperta sensações de prazer e ativa reminiscências positivas). Teria de ser chocolate negro não muito amargo, pelo que escolhemos um com mínimo de 60% de cacau. Escolhemos também uma colher de madeira com um tamanho ideal para ser potencial e intuitivamente agarrada com a mão, e colocámos chocolate na ponta, em quantidade suficiente para as pessoas conseguirem saborear.

Os resultados têm sido impressionantes! Idosos que antes de começarem a experiência, nem sequer abriam os olhos, hoje em dia já os abrem.

Para todos nós tem sido muito gratificante ver o progresso em todos eles. São os pequenos gestos que fazem mesmo a diferença.

Veja o vídeo completo aqui.

 

ESTÁ INTERESSADO(A) EM ENCOMENDAR O LIVRO E AS COLHERES DE MADEIRA COM CHOCOLATE OU SÓ AS COLHERES? CONTACTE-NOS!

Envie email para [email protected]