Chocolate negro e as crianças: será que existem benefícios?

Chocolate negro e as crianças: será que tem benefícios?

Os benefícios do chocolate negro são já por muitos reconhecidos. Mas será que sabem que, por detrás de um quadradinho de chocolate negro, pode estar uma fonte nutritiva para as crianças?

É verdade: se consumido com moderação, o “alimento dos deuses” é um trunfo para ajudar as crianças a enfrentar o  dia a dia de forma mais enérgica e feliz.

Deixamos aqui alguns factos interessantes que vão mudar a forma como olham para o chocolate.

Uma dose extra de energia e nutrientes

Chocolate, chocolate, para que te quero? Eis uma questão pertinente. Há muitos anos que se come chocolate mas, provavelmente, o que não sabiam é que este alimento, quando de boa qualidade e com elevado teor de cacau (superior a 70%), pode ser um excelente aliado na alimentação das crianças.

E porquê? Porque é uma fonte de vitaminas do complexo B e de magnésio, contribuindo assim para a tonicidade muscular e o bom funcionamento de todo o sistema circulatório.

Alimenta o cérebro e promove o bem-estar

Na correria do dia a dia, enquanto pais, acabamos por recorrer a suplementos alimentares para ajudar as crianças nas suas atividades diárias e escolares. O desenvolvimento intelectual é importante, e também aqui o chocolate pode ser um grande aliado: a sua glicose ajuda a melhorar o desempenho escolar e cognitivo das crianças.

Sabe-se que o chocolate faz bem à saúde, mas será que durante a infância se pode comer? Descubram alguns factos que envolvem chocolate negro e crianças.
Tablete de Laranja e Noz (72% de cacau)

Um estimulante natural para as crianças

Já falámos do chocolate enquanto fonte de energia, mas falta sublinhar algo que muitas vezes não associamos a este alimento: o efeito estimulante. Na sua composição existe uma substância da família da cafeína, a teobromina, que tem um efeito ligeiramente estimulante no organismo. Se a hora do dia e a dose forem controladas (um quadradinho), esta é uma excelente forma de dar às crianças uma dose extra de energia matinal.

Escolham um chocolate negro com um alto teor em cacau

“O chocolate tem muito açúcar e não faz nada bem às crianças”: sim, pode ser verdade. O importante quando se dá chocolate às crianças é ler bem os rótulos das embalagens e saber exatamente o que se está a dar.

Com a variedade de oferta que há hoje no mercado, é difícil escolher. Deixamos aqui uma dica que vai ajudar: maior teor de cacau traduz-se em mais benefícios para a saúde. Quando escolherem um chocolate para dar às crianças optem por chocolates com um elevado teor de cacau (superior a 70%) e evitem o chocolate de leite e chocolate branco – esses sim, têm um grande teor de açúcar e gordura.

Não se esqueçam: ler os rótulos é mesmo importante.

 

 

Gostaram destes factos sobre o chocolate negro e as crianças? Se acharam interessante partilhem.

Só mais uma coisa: se quiserem fazer algo diferente para o dia da criança, experimentem esta receita com chocolate negro, que para além de deliciosa, é também perfeita para estes dias de sol!

Também lhe pode interessar

Deixe um comentário

Your email address will not be published.