Caixa Surpresa - receba chocolates todos os meses, em sua casa!
Custos de envio gratuitos para Portugal Continental em compras iguais ou superiores a 60€
Personalize os chocolates com as suas próprias mensagens...
Envios de 1 a 5 dias úteis
Recolha grátis na Chocolataria em Vila Nova de Gaia

Nenhum produto no carrinho.

História e Origem do Chocolate

História e Origem do Chocolate

No dia 7 de julho celebra-se o Dia Mundial do Chocolate, o que é uma excelente desculpa para reabastecermos a despensa. Mas quanto é que conhecemos sobre a história e origem desta iguaria? Ficam aqui alguns factos deliciosos, ideais para partilhar enquanto degustam os nossos chocolates artesanais.

 

Os aztecas e os maias usavam o chocolate como dinheiro!

Para estas duas antigas civilizações o chocolate era tão valorizado que ERA dinheiro, literalmente. Os grãos de cacau podiam ser usados para rituais religiosos e até para pagar impostos e salários. Era tão valioso que muitas vezes era guardado em cofres. Um peru, por exemplo, podia custar cerca de 100 grãos de cacau.

Grãos não vendemos, mas se quiser tentar pagar as suas contas em drageias, estamos mais do que dispostos a ajudar.

 

O chocolate era uma bebida amarga.

“Xocolatl” (palavra com que os aztecas e os maias se referiam à bebida), significa literalmente “água amarga”. Era uma bebida muito popular entre as elites de ambos os povos. O último imperador azteca, Montezuma II, consumia 50 taças por dia para manter a força e a virilidade.

Só com a chegada dos europeus é que o xocolatl foi adaptado aos gostos europeus e misturada com açúcar.

Para quem gosta de explorar os sabores mais amargos do chocolate, as nossas tabletes são o sítio perfeito onde começar.

 

O chocolate de leite só surgiu no Século XIX

Até 1875, o mundo só conhecia o chocolate negro, até uma fábrica suíça, a Cailler, ter tido a ideia de juntar leite em pó à sua preparação. No entanto, a invenção do chocolate de leite não foi um evento, mas um processo, com marcas com nomes como Henri Nestlé, Milton Hershey e Rudolphe Lindt a terem também um contributo importante para o produto que conhecemos hoje.

 

Um dos principais consumidores de cacau é a indústria cosmética

Sim, é verdade. Por ser rico em flavonoides e antioxidantes (entre outros), o cacau traz grandes benefícios para a pele e é por isso bastante utilizado em cremes hidratantes, sabonetes, produtos para o cabelo e para o rosto, fazendo com que a procura pela indústria cosmética seja alta.

 

A nossa homenagem preferida para esta efeméride é saborear, seja em bombons, drageias, tabletes, crocantes, granola, napolitanas, trufas ou derretido como topping de um bolo ou sobremesa… a nosso ver, o importante é comemorar, e agora sabendo mais sobre a sua história e origem, tudo ganha um novo sabor.

 

 

Até Breve,
Pedaços de Cacau