Uma festa com muita tradição e manjerico

Cheio de Cacau | Cupcakes de São João
Oi, oi!
Em poucos meses vimos toda a nossa rotina mudar, e devo admitir que esta altura dos Santos Populares será bem diferente do que estava habituada. Os arraiais e as ruas todas pintadas com cores alegres, estão neste momento vazias. As roulotes com farturas, as atrações para as crianças…. Ficou tudo em stand by para que no próximo ano tenhamos mais do que um mês de Santos Populares. Até pode durar o verão inteiro, que não me importo! 🙂

Uma festa e tradição vinda dos Escuteiros

Esta é uma altura de tradições familiares e entre amigos.. De farra, comida e fogo de artifício para festejar. Desde o tempo de Escuteira, em que estive desde os 7 anos até aos 18 anos, que a noite de São João era vivida com a máxima euforia. Uma festa que começava com o fogo de artifício em Miragaia e passava pelo tabuleiro da ponte D. Luís com direito a farturas nas Fontainhas. Seguia-se uma valente caminhada desde os Aliados até ao Castelo do Queijo – para mais uma vez comer, desta um cachorro que sabia muito bem naquela que era uma noite bem longa. Por fim, a última etapa era na Boavista, já preparada para o regresso a casa.
A juventude ficou lá para trás, mas nunca fugiu esta vontade de celebrar a vida e as amizades. Ao longo dos anos, o dia 23 de junho, passou a ser comemorado com jantares em casa de amigos, fogo de artifício em Miragaia e um pé de dança nos arraiais até de madrugada. Bons velhos tempos! Mas a vida muda e temos de nos adaptar. Com o nascimento das minhas filhotas, a farra passou a ser outra e mantivemos apenas o jantar em casa dos meus pais e o fogo de artifício em Miragaia. Escusado será dizer que a mais nova antes do fogo de artifício começar, já ia no seu quinto sono ao colo do meu marido, mas a mais velha fazia e continua a fazer-me companhia neste momento de pirotecnia, que marca uma festa bem nossa.

Uma nova realidade, mas a paixão de sempre

Tenho de admitir que adoro o São João, gosto de festas populares, de levar com o martelo da cabeça e de fugir dos alhos porros :). Este ano o São João vai ser bastante diferente, para todos nós. O dia 23 de junho de 2020 será marcado por uma nova tradição, quem sabe o que poderá vir daqui em anos futuros. A noite de São João desta vez será em casa, também rodeada dos meus, sem a festa da rua, mas sempre com direito ao que me dá prazer diariamente a produzir e vender: chocolate. Sei que não faltarão bombons de manjerico para brindar à vida, à saúde e, acima de tudo, ao amor que nos une a todos.
Atrevam-se a criar a vossa tradição de São João e partilhem connosco 🙂
Até breve,
Raquel Lima

Post relacionado

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.