Desafios e (Re)começos

Desafios e (Re)começos

Olá, olá! Eu sou a Raquel, o coração, as mãos e o cérebro da Pedaços de Cacau. Muitos de vocês, provavelmente, já conhecem a nossa marca de chocolate gourmet artesanal. E, a partir de agora, vão ter a oportunidade de conhecer melhor a minha história – a doce história de um sonho que se tornou realidade.

Sou uma engenheira florestal que se “reformou” muito recentemente para ir atrás daquilo que a fazia sentir realizada. Trabalhei durante dez anos atrás de um computador, com o sentimento constante de que o meu trabalho não era valorizado. Chegou uma altura em que comecei a dar por mim a pensar: será que aguento isto durante mais dez anos? O cérebro respondia-me que sim. Se as outras pessoas conseguiam, eu também conseguia. Até porque tenho duas filhas e precisava do dinheiro. Mas o coração nunca deixou de lutar com o meu lado racional, e acabou por ganhar. Enchi-me de coragem e troquei o certo pelo incerto; disse adeus ao meu trabalho de secretária para dizer olá ao chocolate, para vos dizer olá a vocês. Claro que nada disto teria sido possível sem o apoio incondicional do meu marido e sem o forte incentivo da minha família e dos meus amigos mais próximos.

E hoje posso dizer-vos que até agora tem sido a melhor experiência da minha vida. Tenho crescido como pessoa, como chocolateira, como empresária, como artesã, como mãe, como mulher, como amiga. Tem sido um desafio delicioso – todos os dias são de superação. E é disto que eu gosto! É desta sensação de aprendizagem contínua, do contacto com os meus clientes, parceiros e fornecedores, da confeção de chocolate e da criatividade que exige a criação de novos produtos. Às vezes demoramos a encontrar o nosso caminho. No meu caso, demorei dez anos. Mas, tal como diz a sabedoria popular, mais vale tarde do que nunca! E é bem verdade.

Este blog é um projeto que já estava na gaveta há algum tempo. Sabem aquelas coisas que vamos adiando sempre porque o tempo é escasso e porque, no fundo, temos receio de não estar à altura? Mas chegou o momento de o trazer para a luz do dia, porque tenho muita coisa para partilhar convosco. Já ultrapassei o maior desafio profissional da minha vida: criar a Pedaços de Cacau e permitir-me dedicar-me a ela a 100%. Agora sinto que está na altura de abraçar este novo desafio: escrever-vos, dar-me a conhecer, sair da minha zona de conforto. Quero inspirar-vos e partilhar convosco a minha paixão pelo chocolate.

Assim sendo, neste espaço pretendo falar-vos sobre os desafios de lançar um negócio, partilhar convosco a minha experiência pessoal, Pedaços de Mim. Para além disso, por aqui também vão encontrar Receitas Achocolatadas, inúmeras Dicas e Curiosidades relacionadas com chocolate, e Sugestões de Presentes originais para diversas ocasiões.

Têm mais alguma ideia de conteúdo? Digam-me aquilo de que gostariam que eu falasse por aqui.

Entretanto, sigam-nos ali pelo instagram e pelo facebook 🙂

Beijinhos,

Raquel

 

Também lhe pode interessar

Deixe um comentário

Your email address will not be published.