Benefícios do consumo de granola

Oi, oi!

Já se deram contam que vamos ouvindo que o chocolate faz bem, a fruta faz bem, a granola faz bem, mas sabemos o porquê de serem alimentos saudáveis que podem ajudar na adoção de uma alimentação mais equilibrada e saudável?

Há quem diga que o principal erro que cometemos na alimentação não é o que comemos, mas sim o equilíbrio na quantidade e diversidade dos alimentos que ingerimos. Até podemos comer só legumes – que são considerados bastante saudáveis pelas vitaminas, sais minerais e fibras que têm-, mas estaremos a ter uma alimentação deficiente em muitos outros nutrientes.

O peso e medida na hora de comer, vale para qualquer ingrediente que usemos à mesa. Por isso, fica já a nota que os benefícios no consumo de qualquer alimento só acontecem seguindo uma alimentação equilibrada, tendo em conta a roda dos alimentos, e não excedendo a dose diária recomendada.

Benefícios no consumo de granola

Os organismos não são todos iguais e o que me pode fazer bem, pode não ser verdade para vocês. Mas falando agora daquilo que me levou a escrever este artigo: quais serão mesmo os benefícios do consumo equilibrado de granola a par com uma alimentação saudável?

A granola é por si só rica em nutrientes – carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras boas  ( importantes para o bom funcionamento do organismo – e aliada com outros ingredientes  pode ser perfeita, do ponto de vista nutricional – e também de sabor.

Da sua composição base fazem parte ingredientes como: aveia, cereais, sementes, frutos secos. No entanto, a popularização do seu consumo criou no mercado uma oportunidade excelente que levou à criação de produtos diferentes que podem conter chocolate, fruta desidratada, mais ou menor quantidade de açúcar ou substitutos do açúcar industrializado ( mel ou outros similares ).

Posto isto, vejamos que benefícios pode trazer o consumo da dose diária recomendada para o organismo.

 

Melhora a pressão arterial

A presença de fibras ( aveia, alguns frutos secos ou fruta ) ajudam no normal funcionamento do sistema circulatório.

Reduz os níveis de colesterol

O consumo moderado de alimentos com fibras ajuda na saúde do coração e a remover o “mau” colesterol e a desobstruir as artérias das gorduras que se vão acumulando ao longo do tempo. Tudo graças à presença de um fibra presente na aveia, a beta glucan.

Reduz o nível de açúcar no sangue

Os frutos secos e as sementes para além de saborosos ajudam o organismo a reduzir e controlar os níveis de açúcar no organismo.

Fonte de antioxidantes

Dependendo da granola que é consumida, há uma grande probabilidade de ter presente sementes e frutos secos, que são excelentes no controlo de antioxidantes que combatem a inflamação como o ácido gálico, quercetina, selénio e vitamina E.

Alimento saciante e que ajuda a emagrecer

A par de um alimentação saudável e da prática de exercício, o consumo de granola pode mesmo ajudar a emagrecer.

Por conter fibras solúveis, o processo de digestão da granola prolonga-se por mais tempo, dando a sensação de saciedade o que ajuda a evitar petiscar entre refeições só por impulso.  No entanto, é preciso saber escolher uma granola com um baixo teor de açúcar e, de preferência, um que seja menos refinado.

 

Melhora o normal funcionamento do intestino

As fibras insolúveis são também uma ajuda regulação do trânsito intestinal. O consumo granola potencia o seu normal funcionamento, evitando a prisão de ventre ou o inchaço.

Ajuda na “Manutenção” do cérebro

Haverá cérebro que resista ao Ómega 3? Este é fundamental para o sistema nervoso porque estimula a atividade cerebral, melhora o desempenho cognitivo e a comunicação entre as células do cérebro.

O facto da granola também ser uma fonte vitamina E faz aumentar os antioxidantes presentes no organismo, que irão ajudar a proteger o corpo dos radicais livres e, portanto, o envelhecimento e degeneração dos neurónios.

Também o potássio presente, ajuda a melhorar a oxigenação do cérebro e, por isso, as funções cognitivas e as ligações entre os neurónios.

Como vos disse logo no início do artigo, qualquer benefício que o consumo de granola possa trazer, só acontecerá aliado a uma vida saudável e equilibrada.

Até breve,

Raquel Lima

 

Referências:

https://www.tuasaude.com/beneficios-da-granola/

https://www.healthline.com/nutrition/is-granola-healthy#downsides

https://www.verywellfit.com/granola-nutrition-facts-calories-and-health-benefits-4111285

Post relacionado

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.