A história da Pedaços de Cacau – Sobre Nós

A Pedaços de Cacau

A história da Pedaços de Cacau leva-nos até 2014, ano em que nasceu fruto de uma grande paixão pelo chocolate e de uma vontade ainda maior de a partilhar convosco. Nesse ano tornou-se uma marca registada com a missão de proporcionar momentos únicos de degustação, alegria e prazer a todos os que provam os produtos.

Todos os nossos produtos são confecionados e decorados de forma artesanal, utilizando matéria-prima de alta qualidade.
Somos uma Unidade de Produção Artesanal, com o selo PORTUGAL SOU EU, que distingue os produtos portugueses que incorporam valor em Portugal. Para além disso, desde 2016 que já contamos com 15 prémios nacionais e internacionais.

A História da Pedaços de Cacau - Sobre Nós
A História da Pedaços de Cacau - Sobre Nós

A Artesã de pedaços deliciosos

Memórias de Infância

A nossa vida é feita de pequenos acontecimentos que definem os nossos gostos. A paixão da artesã da Pedaços de Cacau leva-nos a reviver as deliciosas memórias da sua infância. As férias e a vinda dos tios de França era sinal de que teria muito chocolate para provar. Claro que havia quem os escondesse para não serem devorados todos de uma vez. Pé ante pé lá ia conseguindo pegar nuns quantos e, escondida com uma prima, iam comendo um atrás do outro. O gosto pelo chocolate era já grande na altura, e com o passar dos anos foi ganhando um gosto ainda maior por poder pegar em pequenos pedaços de chocolates e degustá-los.

A menina de 6 anos foi crescendo, envolvida pela natureza e o espírito que ganhou ao longo dos anos enquanto escuteira. Rodeou-se da natureza, do companheirismo e da necessidade permanente em superar obstáculos. Foi crescendo e aprendendo que quando se gosta de algo há sempre tempo para o fazer.

Somos também definidos pelas experiências que vivemos e ambicionamos, e estar parada nunca fez parte dela. Ser escuteira definiu para sempre uma das primeiras decisões da vida dela. Foi o contacto com a natureza e o meio ambiente que a levou a seguir uma profissão muito desejada: a de Engenharia Florestal. Durante 13 anos foi esta a profissão que escolheu.

O início da Pedaços de Cacau

O prazer de receber bem e a vontade de marcar a diferença na vida dos outros, marcaram o início de um dos grandes projetos de vida de Raquel Lima: a Pedaços de Cacau. No Natal 2012, meteu mãos à obra e decidiu fazer pequenos miminhos. Lembrou-se de aliar o gosto pelo chocolate com a vontade de meter as mãos na massa. Comprou tudo o que precisava para fazer bombons, e o sucesso foi geral. Uma gulosa nata, ficou com alguns em casa. Uma ação que lhe aguçou a curiosidade quando passado uns tempos o aspeto dos bombons não era de todo o que gostaria. Com a pulga atrás da orelha, decidiu inscrever-se num workshop especializado para perceber o que tinha corrido mal.

Este foi o início de uma paixão bem grande pelo chocolate e, a partir daquele dia, não mais voltou a largar esta ligação.

Uma história para recordar

O chocolate é o elo de ligação de todos os que têm ajudado a crescer este grande sonho que é a Pedaços de Cacau.

2012

Natal 2012

Natal 2012

Natal de 2012 toda a história começa, envolvida na magia desta altura. Dar, partilhar e oferecer algo feito para cada um dos amigos e familiares, fez deste ano o ponto de viragem para que toda a paixão pelo chocolate se tornar-se ainda mais forte e mudasse para sempre a vida da artesã da Pedaços de Cacau, Raquel Lima.

2013

1º Feira de Produtos Artesanais

1º Feira de Produtos Artesanais

2013 começou a dar forma ao percurso que a Pedaços de Cacau viria a traçar. A Página de Facebook é criada em março e a 1 de junho participamos na 1º Feira de produtos artesanais, nos Jardins da Cercigaia, levando os produtos que faziam parte da coleção da altura: lollipops de chocolate, bombons e trufas.
Criação da Marca - Os primeiros logotipos

Criação da Marca - Os primeiros logotipos

Na altura do verão, uma amiga da Raquel Lima ia passar férias a casa de uns familiares a Paris, e achou que seria perfeito levar chocolates da Pedaços de Cacau. Uma encomenda que mudou o rumo, tornando-se a primeira da Pedaços de Cacau.
Nome não havia, haviam algumas ideias, mas nada em concreto. Num jantar com 6 amigos, a artesã lançou o debate na mesa redonda. Entre nomes como Degustação de bombons e trufas, ou Pedaços de Cacau para amigos, lá se decidiram e o nome foi escolhido: Pedaços de Cacau. Impulsionaram a criação da marca e foi pedido à Sónia Carvalho, artista plástica, que também fazia parte do grupo, que ajudasse a criar o primeiro logo para a Pedaços de Cacau.

1º Workshop para crianças

1º Workshop para crianças

Chocolate negro para crianças? Sim, e até lhes faz bem. Foi e é nosso intuito educar as crianças pelo que desde o início desenvolvemos workshops para crianças e deixamos que coloquem as mãos no cacau.

2014

1º Loja Online da Pedaços de Cacau

1º Loja Online da Pedaços de Cacau

A Pedaços de Cacau foi sempre criada e “apadrinhada” por diversas pessoas. A Daniela entra na Pedaços de Cacau em agosto de 2014 e abriu uma porta muito importante: o marketing na comercialização de produtos. Houve mudanças no embalamento dos chocolates e é criada uma nova linha de produtos para o Natal, Dia dos Namorados, Dia do Pai, Páscoa, Dia da Mãe e Dia da Criança.

A comunicação revelou-se tão importante que é criada a 1º Loja Online da Pedaços de Cacau.

 

Outubro de 2014

Outubro de 2014

A Pedaços de Cacau torna-se uma marca registada.

2015

Unidade Produtiva Artesanal

Unidade Produtiva Artesanal

A Pedaços de Cacau obtém a Carta de Unidade Produtiva Artesanal.

2016

O Ano das grandes mudanças

O Ano das grandes mudanças

O ano “oficial” do nascimento da Pedaços de Cacau. Mais do que isso, houve tantas mudanças que o que era um hobbie para a Raquel Lima passou a ser o seu trabalho a tempo inteiro, quando a que a 9 de novembro de 2016 entregou a sua carta de despedimento.

A Pedaços de Cacau era agora uma marca de chocolates artesanais criada para proporcionar momentos de degustação de chocolate, agora com uma estrutura pensada para chegar mais além, e a 14 de outubro a marca sobre um rebranding e é apresentado o novo logo.

2017

Uma nova imagem com o sabor ainda melhor

Uma nova imagem com o sabor ainda melhor

Novo logo pede uma nova imagem e a 24 de maio de 2017 foram lançadas oficialmente as novas embalagens da Pedaços de Cacau, num evento que juntou clientes, amigos e familiares ao final de uma tarde no Pestana Vintage Porto. A poucas semanas dos Santos Populares foi apresentado um novo bombom, o Bombom de Manjerico criado em parceria com o Chef Jorge Cordeiro.

2019

4 Novas Tabletes

4 Novas Tabletes

O 7Groaster em Vila Nova de Gaia acolheu a 21 de setembro de 2017 um evento que juntou todos à volta da mesa para provarem os novos sabores da coleção de Tabletes de Chocolate: Café da Etiópia, Beterraba ( atualmente já não é comercializada ), Café e Flor de Sal e Pepitas de Cacau ( Nibs ).

 

2020

Lançamento do Bolo Exótico

Lançamento do Bolo Exótico

Este bolo nasceu porque adoramos chocolate e não gostamos nada de desperdício! Andamos a magicar, durante algum tempo, a melhor maneira de aproveitar os excedentes da confeção dos nossos Pedaços de Cacau.
Até uma dada altura, fazer bolos de chocolate para as festas lá de casa era suficiente – mas, com a produção a aumentar, aumentam também os excedentes e deixámos de conseguir dar conta do recado sozinhos.

O Bolo Exótico, que é produzido apenas uma vez por mês, ajuda a evitar desperdício com sabor a chocolate. É caso para dizer que sabe muito bem, a todos os níveis.

Duas novas parcerias

Duas novas parcerias

Um ano de desafios para o mundo, mas que fez tirar um projeto da gaveta e dar-lhe forma.

Assim nasceu a “Pedaços de Cacau & Friends” que pretende reduzir o desperdício dos excedentes de produção de chocolate no Ateliê, com a preciosa ajuda de outras empreendedoras. Este projeto colaborativo arranca com duas das nossas parceiras – Pão da Mó e a Miolo de Nós – e ilustra bem a sabedoria popular que afirma que “juntos somos mais fortes”.

6º Aniversário da Pedaços de Cacau

6º Aniversário da Pedaços de Cacau

Um mês de desafios e de celebração, que ficou marcado pelo 6º aniversário da Pedaços de Cacau, o lançamento de uma caixa de bombons- que há muito queríamos ter disponível- e a tão desejada nova Loja Online.

25 Bombons Gourmet com recheios cheios de parceiros que quiseram acompanharmos neste caminho: o Mel do “Mel Bagas Bravas”, o Azeite Virgem Extra do “Terras Dazibo Anfora“ e o Queijo de Cabra Curado da marca Martins & Rebello, junta-se também sabores como amêndoa e flor e sal e Vinho do Porto.