8 presentes originais para oferecer no Natal

presentes originais para oferecer no Natal

Jingle Bells, Jingle Bells… E parece que o Natal finalmente chegou! Já se sente a magia: as primeiras decorações nas ruas, as montras vestidas a preceito e, agora, só falta montar a Árvore. Também deixam essa tarefa para o primeiro de dezembro, como forma de arrancar o Advento? Cá por casa temos esse hábito mas, no Atelier da Pedaços de Cacau, o Natal começa bem mais cedo – por isso as decorações já estão prontíssimas, inspirando-nos na confeção dos vossos presentes achocolatados. E em breve teremos uma novidade para desembrulhar. Estejam atentos às nossas redes sociais e saberão em primeira mão.

Decorar e entrar no espírito natalício não dá trabalho nenhum, mas os presentes… que dor de cabeça! É um para a prima, outro para o namorado da prima, avós, pais, filhos, sobrinhos… E nunca mais acaba a lista, ufa! Desde há uns anos para cá, os presentes quase que se tornaram numa obrigação e, por consequência, a publicidade por esta altura é uma loucura. Será que perdemos o verdadeiro sentido de dar um presente? É tão bom oferecer momentos de felicidade, com sentido. Mas, no Natal, oferecer algo com significado às vezes pode parecer impossível.

Acreditamos que tudo tem de ter um significado. Se, para vocês, oferecerem-vos uma caneta pode não ter qualquer significado, para mim tem todo. Foi com uma caneta e pequenos rabiscos para reuniões e ideias, que a Pedaços de Cacau começou. Por isso, antes de oferecerem o que quer que seja, pensem e repensem no que será especial para aquela pessoa em particular.

O conselho que vos deixo nesta época de consumismo desenfreado é que tentem não se deixar envolver por ele – agarrem-se à magia e ao espírito natalício e arranjem formas criativas e sustentáveis de aquecer os corações das pessoas que importam. Como? Pensem em cada uma delas e na vossa relação e, de certeza, que vão surgir imensas ideias originais e únicas – o difícil vai ser escolher só uma! E, se fizerem compras, tentar apoiar pequenos negócios com os quais se identificam. Para vos inspirar, deixo-vos algumas sugestões!

 

Quando o frio apertar elas vão lá estar

Poderiam ser luvas, ou gorros, mas quero falar da importância de umas botas para o frio ou chuva. Quem não precisa de umas todos os anos levante os pés! É verdade, são indispensáveis durante o Inverno – e podem ser um ótimo presente para alguém com quem já tiveram uma aventura à chuva (sejam criativos!). A pensar em todos os fãs de botas e em pessoas que respeitam os animais e o ambiente surgiu uma marca de calçado muito especial e bem moderna: a Verney.

A Verney é uma marca de calçado assente numa política eco-friendly que rejeita testes em animais e assume-se como cruelty-free. Uma empresa portuguesa com know-how, com fábricas no Norte de Portugal.

Fonte: Verney

 

Para paladares exigentes, apenas o melhor

O paraíso para verdadeiros apreciadores de chocolate chegou este Natal à Pedaços de Cacau. Decidir quais os chocolates que cabiam nesta Caixa de Degustação não foi fácil. Já são muitos os produtos que temos disponíveis e não cabia tudo na mesma caixa. O Cabaz é composto apenas por chocolate negro, junta todos os produtos das nossas principais gamas (tabletes, bombons e crocantes) para proporcionar experiências degustativas inesquecíveis.

Por que não proporcionar momentos de partilha em família ou entre amigos? Pode dizer-se que é um cabaz para toda a família e temos a certeza de que, no fim, vão ter uma caixa para guardar os postais de Natal 😊

 

Fonte: Pedaços de Cacau

 

Um presente original e amigo do ambiente

Sabemos que gostos não se discutem, e hábitos muito menos. Se não conseguimos vencê-los, juntemo-nos a eles dando-lhes opções sustentáveis para minimizar o impacto ambiental. Falo de uma coisa chamada cinzeiro portátil. Temos as ruas, passeios e praias carregadas de beatas de cigarros que, em vez de irem para o lixo, ficam perdidas sem rumo. Sabiam que as beatas já são a maior fonte de poluição nos oceanos? De facto, é uma realidade que pode ser minimizada. Como? Colocando as beatas no caixote do lixo – e, quando não há um por perto, já não há desculpa – há a Biataki, um cinzeiro de bolso feito de matérias-primas naturais, como o bambu, e as rolhas são de cortiça e reutilizadas de garrafas.

Fonte: biataki

 

Decorações de Natal que levam um brinde: chocolate

Este ano, a grande novidade natalícia da Pedaços de Cacau são estes 12 Desejos para Pendurar na Árvore. Devo admitir que a ideia surgiu porque queríamos um produto que depois de “usado” fosse reutilizado, neste caso, como decoração. Foi assim que surgiu a ideia de acrescentar a estrelas para pendurar na árvore napolitanas de chocolate negro (72% de cacau) personalizadas com 12 desejos: amor, alegria, equilíbrio, sabedoria, saúde, paz, amizade, determinação, paciência, força, sucesso e, claro, chocolate! Um verdadeiro presente original para oferecer no Natal 🙂

Fonte: Pedaços de Cacau

Uma ideia para enfeitar a Árvore de Natal e para a tornar mais achocolatada. Mas as decorações e os presentes podem também ser feitos pelas vossas próprias mãos, só é preciso terem os materiais certos e inspirarem-se.

 

Dar uma segunda vida a um livro especial

Para além de encontrarem pequenos achados, é uma excelente forma de poupar dinheiro, poupar o ambiente e, ao mesmo tempo, fazer alguém feliz: livros em segunda mão. Há quem vibre verdadeiramente com eles – são livros que reúnem mais do que uma história em cada folha. Pode-se dizer que são especiais, alguns até trazem pequenas dedicatórias.

Para os livroaholics, este parece ser um presente bem original e surpreendente. Há de tudo, relíquias que andavam à procura há mesmo muito tempo, até aos livros mais recentes, a preços mais baixos. A vantagem? É muito simples, reutilizar o que já existe evitando usar recursos desnecessários.

Fonte: Google

 

Ficam aqui alguns locais físicos e online que podem visitar e ver o que há por lá:

 

Ideias que dão excelentes queijos

Leram bem! Mas o que têm os queijos a ver com um presente de Natal? Tudo! É na originalidade que está a diferença. Quem não tem uma especial na sua vida que seja a maior fã de queijo que se acuse. Oferecer-lhe um queijo seria, provavelmente, bastante apreciado como digno de umas boas gargalhadas.

Então vamos lá conhecer estes queijos artesanais vegan, da Ginko! A Daniela, a criadora deste projeto, afirma que os queijos são “o fruto de uma ligação entre a biologia e a culinária, eis que depois de muita tentativa-erro, surgem os “Queijos” curados de caju”.

Melhor do que verem é provarem e oferecerem. Há também workshops e bolos. O que queremos mais? Comer um 😊

Fonte: Instagram Ginko • vegan slow food

 

Clássicos que não saem de moda: bombons de Natal

E agora, viremo-nos para os clássicos dos clássicos: bombons de chocolate, mas bem especiais porque estes são de chocolate negro (54% de cacau) e têm recheio de limão e laranja (premiados). Chocolate é sempre a escolha cerca para proporcionar momentos de felicidade – principalmente se for chocolate artesanal. É sempre uma opção segura e apreciada, quer seja para dar um miminho a alguém ou para complementar um mega presente super original e criativo!

Fonte: Pedaços de Cacau

 

O presente especial e que não pode faltar

Vocês! Mais do que presentes, passem tempo com todos os que amam. Quando às vezes sentem saudades de um dado Natal, no que é que pensam? Nas pessoas que lá estavam, na partilha de experiências e de contarem histórias da vossa vida que só faz sentido contarem àquelas pessoas.

São os momentos que nos deixam saudades e não os bens materiais. Tirem fotos e recordem para sempre, na vossa memória, o quanto esses familiares e/ou amigos são especiais na vossa vida.

O tempo é cada vez mais precioso e deve ser usado nos momentos certos.

 

Gostaram destes 8 presentes originais para oferecer no Natal? Espero que sim. São só algumas sugestões de um mar de ideias que vão encontrar se se puserem a pesquisar na internet. Há imensos pequenos projetos portugueses que vale a pena conhecer e há imensas ideias na vossa cabeça que vale a pena pôr em prática! Toca a sair à rua e a entrar (verdadeiramente) no espírito Natalício.

 

Boas Festas,

Raquel Lima

 

PS: se acharem que faz sentido personalizar chocolate para alguém especial, é possível fazê-lo. Partilhem connosco a vossa ideia por email: info@pedacosdecacau.pt

Post relacionado

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.