Blog Pedaços de Cacau

Voltar a Blog Pedaços de Cacau
5 razões para usar a granola como parte de uma dieta saudável

5 razões para comer granola no dia-a-dia

Comer granola faz parte, cada vez mais,  de uma alimentação saudável e equilibrada. Ir de encontre aos vossos gostos é cada vez mais difícil com crescimento da oferta de excelente granolas no mercado.

A escolha é cada vez mais difícil, um pouco por causa dos sabores e dos teores de açúcar que podem ser elevados. É um alimento que ingerido nas quantidades certas e composto pelos ingredientes certo tem diversos benefícios.

A granola pode ser usada ao longo de todo o dia e acreditem que é a  “salvadora” de algumas refeições e dos dias mais movimentados. Descubram algumas razões para ela ser usada como parte de uma dieta saudável para quem não tem tempo a perder.

 

Granola: Ideal para um pequeno almoço ou lanche saudável

A procura de soluções nutritivas, mas rápidas é uma constante do dia-a-dia. A correria ao longo da semana é normal e quando temos à disposição soluções saborosas, ricas em nutrientes e fáceis de comer é como se encontrássemos o pote de ouro no fim do arco-íris.

A granola é perfeita para o pequeno-almoço para juntarem com iogurte, leite, a uma Smoothie Bowl ou quem sabe a umas belas panquecas. Sugestões para desarmar a monotonia do pequeno-almoço e bem saborosas para as primeiras horas do dia.

O lanche é outra conversa. Se são daquelas pessoas que andam sempre com a “marmita” atrás e não resistem a um lanche que deixe o estômago bem compostinho, a granola é só a aliada perfeita para acrescentarem ao vosso iogurte.

 

Rápido e usado para S.O.S

Sem ideias para um lanche ou sobremesa? Então a granola é perfeita. Rápida de preparar e um ingrediente que combina tão bem com tanta coisa.

 

Comer granola é saciante

A par com uma alimentação saudável e da prática de exercício, o consumo de granola pode mesmo ajudar a emagrecer.

Por conter fibras solúveis, o processo de digestão da granola prolonga-se por mais tempo, dando a sensação de saciedade o que ajuda a evitar petiscar entre refeições só por impulso.  No entanto, é preciso saber escolher uma granola com um baixo teor de açúcar e, de preferência, um que seja menos refinado.

 

Perfeito para os dias mais longos ou semanas

Se os vossos dias são uma azafama e nunca há tempo para comerem, a granola pode a parceira perfeita. A composição nutricional de algumas granolas levam a que sejam uma fonte excelente de nutrientes.

Para além disso, ajuda na “Manutenção” do cérebro por conter Ómega 3. Este é fundamental para o sistema nervoso porque estimula a atividade cerebral, melhora o desempenho cognitivo e a comunicação entre as células do cérebro.

O facto da granola também ser uma fonte vitamina E faz aumentar os antioxidantes presentes no organismo, que irão ajudar a proteger o corpo dos radicais livres e, portanto, o envelhecimento e degeneração dos neurónios.

Também o potássio presente, ajuda a melhorar a oxigenação do cérebro e, por isso, as funções cognitivas e as ligações entre os neurónios.

 

Ideias não faltam para tornem os vossos dias mais fáceis. A Granola é sem dúvida nenhuma um alimento bastante saudável e completo, quando consumido com moderação.

Partilhar este artigo

Voltar a Blog Pedaços de Cacau