Blog Pedaços de Cacau

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau
Chocolatier Vs Fabricante de Chocolate ( “Chocolate Maker” )

Chocolatier Vs Fabricante de Chocolate ( “Chocolate Maker” )

O mundo do chocolate envolve muito sabor, aromas, técnicas e informações que por vezes são confundidas e que podem gerar alguma “má” informação. Será que sabem a diferença entre um Chocolatier ou Chocolatière ( fem. ) e ou Fabricante de Chocolate?

À partida podem até achar que são a mesma coisa, mas na realidade não o são. O melhor mesmo para perceberem as diferenças é pegar no exemplo da Pedaços de Cacau e, na Raquel Lima, a artesã da Pedaços de Cacau.

Chocolatier

A Raquel Lima é Chocolatière pois é uma profissional que recebe o chocolate em pepitas com diferentes % de cacau, derrete e tempera-o para lhe dar forma e combinar com os mais diversos ingredientes. A partir do momento que tem o chocolate derretido, dá-lhe forma ao colocar em formas próprias e combinar com recheios – para o caso de estar a fazer bombons-, acrescentar os ingredientes corretos para dar o toque crocante – no caso dos crocantes -, ou então combinar com as mais diversas coberturas, dando origem as tabletes com a mesma % de cacau, mas com sabores muito distintos.

 

Fabricante de Chocolate ( “Chocolate Maker”)

Por outro lado o “Fabricante de Chocolate” é aquele que desenvolve o sabor e a textura do chocolate. É ele que pega no cacau ainda em cru, desde que é retirado do cacaueiro, acompanhando todo o processo de secagem e fermentação das amêndoas até à conchagem do chocolate. O produto final é aquele que irá ser também usado pelo Chocolatier.

 

Porque são muitas vezes confundidos?

Ao longo dos anos e por causa do aumento da aposta por parte de algumas marcas no bean to bar, entre outros fatores, estas duas profissões estão cada vez mais interligadas. Isto quer dizer, que cada vez mais temos fabricantes de chocolate que se dedicam também à arte de combinar sabores com chocolate.

 

Trabalhar chocolate é uma arte, estejamos a falar de um chocolatier ou de um Fabricante de Chocolate.

 

 

Referências:

http://www.lucianalobo.com.br/chocolatier-e-chocolate-maker/

 

Partilhar este artigo

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau