Blog Pedaços de Cacau

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau
Conservar chocolate em viagem e fora de casa

Conservar chocolate em viagem e fora de casa

Chocolate em viagem: um grande desafio para quem não passa sem um quadradinho de chocolate por dia. Se são daqueles que gostam de andar sempre com uma tablete de chocolate atrás, sabemos o que é deixarem de o fazer no verão.

No Ateliê, esta é também a altura do ano em que manusear o chocolate é mais difícil e desafiante, assim como armazenar todos os chocolates depois da produção. As diferenças de temperatura são grandes inimigas do chocolate e, por vezes, vemo-nos obrigadas a pegar em produtos esbranquiçados, e cuja produção até era recente, e a colocá-los como desperdício. Os chocolates continuam bons, mas não é com este aspeto que queremos que cheguem até vocês e por isso usamos para fazer o Bolo Exótico, as bolachas com chocolate negro e a Granola com Chocolate Negro.

 

Porquê esta fragilidade com a temperatura, porque derrete o Chocolate?

Como sabem os chocolates têm na sua composição manteiga de cacau, uma gordura natural do cacau que acaba por derreter perto dos 340C. É esta a temperatura mais ou menos norma durante verão, daí acabar por derreter.

Com o verão a chegar, as vendas de chocolate diminuem, resultado de muitos medos na conservação adequada. O transporte e o armazenamento, mesmo em casa, é difícil. Por isso, ficam aqui algumas dicas para conseguirem conservar o chocolate durante o verão, principalmente, quando a vontade é de o levarem para todo o lado.

Antes disso, é importante saberem que o chocolate enquanto resultado da transformação de um fruto ( o cacau ) é também muito sensível aos odores, podendo mesmo ter o sabor alterado por essa mesma razão. Para além disso, o chocolate não é grande fã da humidade, pois altera também o seu sabor, conferindo até um sabor a “ranço”. Porquê toda esta informação? Porque guardar chocolate é um desafio enorme para garantir que o sabor, o aspeto e o sabor não são alterados.

Algumas dicas para poderem andar com chocolate durante o ano inteiro.

 

Em casa

Acabaram de comprar os vossos chocolates preferidos e agora com este calor todo não sabem onde os vão colocar?

O ideal é manterem, se possível, o chocolate na embalagem original – foram criadas e pensadas para conservar o chocolate. Devem procurar o local mais fresco da casa, geralmente, dentro de aparadores ou num corredor – que tende a ser dos espaços mais frescos. Locais com fontes de calor ( fogões, perto de frigoríficos ou microondas, etc ) devem ser evitados.

Se não existir nenhum local fresco dentro de casa, e a temperatura andar a rondar os 20 e poucos graus, aconselhamos que os coloquem num equipamente frio, como é o caso do frigorífico. Agora é preciso terem atenção e tal como foi dito acima, o chocolate não é grande amigo da humidade e de odores, e o que é que encontram dentro do frio? Muitos odores e uma humidade não controlada. Por isso, vejam algumas dicas para o reservarem lá.

 

No trabalho

O chocolate não pode faltar-vos em nenhum momento do vosso dia, e o trabalho é o local em que mais apreciam ter um pedacinho sempre à mão?

O problema para o conservarem é exatamente o mesmo que ocorre em casa. O ideal é terem uma caixinha de vidro onde possam deixar os vossos chocolates e arranjarem um local bem fresquinho e sempre que tenham vontade, encontrem um chocolate com o mesmo aspeto e sabor de sempre.

 

Em viagem

Numa longa viagem até ao local de férias é um grande desafio levar o chocolate porque seja no carro, no comboio ou autocarro é difícil preverem como vai estar o tempo ao longo de todo o caminho. O sistema de ar condicionados destes veículos podem ajudar a manter a temperatura durante a viagem, agora quando saem é outra história. Quem nunca deixou um chocolatinho no banco do carro e quando regressam já tinha virado chocolate derretido?

O melhor mesmo é transportarem num recipiente de vidro e manterem-no dentro de um saco térmico com um acumulador de gelo, para que esteja à temperatura certa e com o aspecto perfeito.

 

O chocolate é um mundo impressionante para ser explorado e os truques para o conservarem durante uma viagem ou até em casa, podem ser poucos, mas acreditem que vão fazer toda a diferença quando o forem a comer.

 

 

Referências.

https://www.ehow.com.br/enviar-chocolate-derretelo-como_40882/

https://harald.com.br/blog/como-transportar-chocolate-no-verao/

https://chocolateamais.com/como-conservar-e-armazenar-o-chocolate/

https://www.webarcondicionado.com.br/como-conservar-o-chocolate-no-calor

 

Partilhar este artigo

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau