Blog Pedaços de Cacau

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau
Verdades e Mentiras sobre o chocolate

Verdades e Mentiras sobre o chocolate

Em qualquer tema no mundo haverá sempre informações que vão sendo passadas de forma incorreta, muitas vezes fruto de crenças. O chocolate não é exceção, e as mentiras à volta deste alimento dos deuses são mais do que possam imaginar. Há tantas informações que nos leva mesmo a  questionar, quais são as verdades e mentiras sobre o chocolate?

Agora, melhor que dizer que existem mentiras sobre o chocolate é mostrar algumas das informações que erradamente começaram a circular, e que até hoje permanecem como “verdades”, sem o serem.

 

O chocolate esbranquiçado está estragado

MENTIRA

É um facto que o chocolate é muito sensível a variações de temperatura e de luz ( pode até afetar o sabor ), por isso se for exposto a diferenças de temperatura – sejam elas quentes ou frias – este sofrerá um “destemperamento” que lhe irá conferir um coloração esbranquiçada.

Nada irá interferir com o prazo de validade do mesmo, no entanto, o sabor pode ficar alterado, não significando que o produto esteja estragado.

 

Chocolate branco não é chocolate de “verdade”

VERDADE e MENTIRA

É talvez dos grandes debates no mundo do chocolate. Há quem considere que é chocolate por conter na sua composição uma grande percentagem de manteiga de cacau. ( SHOTTS, 2010 )  Outros há, que acreditam que o facto de não ter pasta de cacau na sua composição ( chocolate de “verdade” ) não deveria ser considerado chocolate.  ( ORTEMBERG, 2003 )

 

Os Chocolates engordam

MENTIRA E VERDADE

Este é um dos temas delicados quando se fala sobre chocolate. Será que o chocolate engorda, ou não? A resposta é sim e não.

Lembram-se quando falámos sobre a importância na escolha de um bom chocolate para olharem para os ingredientes? Este é o caso em que os ingredientes têm de ser bem analisados. Qualquer alimento que ingerimos tem calorias e o chocolate não é exceção, aqui a análise dos ingredientes vai à procura da qualidade das gorduras e da quantidade dos açúcares.

A presença de outras gorduras para além da manteiga de cacau confere ao chocolate maior rentabilidade para quem o produz, mas torna-o rico em gorduras e que em nada beneficia o organismo.

A quantidade de açúcar presente é também um indicador, assim como a % de cacau que contém. Quanto maior % de cacau, menor quantidade de açúcar terá e consequentemente poderá apreciar todas as propriedades boas do chocolate sem engorda.

 

Os Suíços foram os primeiros a produzir chocolate na Europa

MENTIRA

Se há país que vemos muito associado ao chocolate é a Suíça ( a par da Bélgica por causa do chocolate belga ). Esta informação tem circulado ao longo dos anos por falta de informação. É verdade que os chocolates Suíços popularizaram-se por terem sido o 1º país europeu a adicionar leite ao chocolate.

Na verdade, foram os Espanhóis pelas mãos de Cristóvão Colombo, que na viagem de regresso da América, no início do séc. XVI, trouxe o cacau para a Europa. Um século depois, o cacau entrou nos mercados de toda a Europa. A procura começou e criaram-se plantações nas colónias francesas da Índia Ocidental (Caraíbas) e nas colónias espanholas americanas.

Esta bebida dos deuses, não seria a mesma sem a invenção, em 1828, do químico holandês Johannes Van Houten: uma prensa que era capaz de separar a manteiga de cacau do cacau sólido. Iniciou-se aqui a transformação que hoje se conhece para produzir tabletes, bombons, etc.

 

Qualquer hora do dia é perfeita para se comer chocolate

MENTIRA

Este poderá ser o facto mais interessante de todo este artigo. Será que existe uma hora em o consumo do chocolate é melhor?

Sim, existe! Ao contrário do que possam pensar não tem a ver com os benefícios diretos que possam trazer à saúde, mas sim com o prazer que comer chocolate vos pode prazer.

A melhor altura para se comer chocolate é em duas horas muito específicas: 11h00 e às 17h00. Porquê? Porque são as horas em que o palato está mais limpo de outras substâncias, e dessa forma podem saborear melhor o chocolate que estão a comer e apreciar cada um dos amoras.

 

Comer chocolate faz mal aos dentes

MENTIRA

Não só é mentira, como até se pode dizer que os dentinhos agradecem um bocadinho de chocolate negro. Ao contrário do que se pensar o chocolate negro, devido às propriedades que lhe conferem a cor do castanho escuro, tem na sua composição flúor que é ótimo para os dentes.

 

Quanto mais escuro e amargo é o chocolate, mais saudável é o produto.

VERDADE

O cacau tem benefícios que nem vos passa pela cabeça, por isso quanto mais puro for o chocolate e maior for a % de cacau, mais saudável ele será. As propriedade antioxidantes, a prevenção do colesterol devido à presença da manteiga de cacau ( uma gordura saturada com benefícios para a saúde e considerada como uma das gorduras “boas” ) e a estimulação da produção da serotonina – a hormona do bem-estar e humor – levam a que este seja um produto de eleição.

 

O acne aumenta com o consumo de chocolate

VERDADE E MENTIRA

Há muitas teorias sobre este assunto, mas o que é certo é que até hoje ainda não houve nenhum estudo científico que ligasse o aumento do acne ao consumo de chocolate. O acne é uma consequência de um desequilíbrio hormonal, e o chocolate não interfere com esse ponto. Por outro lado, certos chocolates têm um nível glicémico muito elevado, e no caso de pessoas com distúrbios hormonais pode ter impacto.

 

Haveria tanto para falar sobre as verdades e mentiras sobre o chocolate que um só artigo é pequeno demais para o fazer.

Referências:

https://www.nestle.com.br/converse-com-a-gente/perguntas-frequentes/pergunta/o-chocolate-que-fica-esbranquicado-esta-estragado

https://www.excelente.pt/artigo/8/375/10-factos-curiosos-sobre-chocolate/

https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/04/15-curiosidades-sobre-o-chocolate.html

ORTEMBERG, Adriana; Paixão pelo Chocolate Espanha: Editorial Océano SL ( 2003 )

SHOTTS, Andrew; Making Fine Chocolate China: Quarry Books ( 2010 )

https://observador.pt/2015/02/05/10-coisas-que-tem-de-saber-sobre-chocolate/

 

 

Partilhar este artigo

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau