Cheio de Cacau | Pavlova-Coroa de Natal
Olá,
O final de ano é uma altura de reflexões e mudanças. Foi um ano de grandes desafios, conquistas e muitas surpresas que nos deixaram de coração cheio. A receita deste mês bem um pouco mais tarde do que queriamos. O tempo foi mesmo muito curto nos últimos meses e esta receita e a ocasião mereciam um pouco de tempo. A receita de dezembro marca um recomeço para a Pedaços de Cacau e o blog Basta Cheio. Esta é a última receita desta parceria, que ao longo de mais de 2 anos vos fez companhia na cozinha todos os meses.
Nada melhor do que um docinho Natalício para fazer desta época ainda mais especial. À Susana, só conseguimos agradecer toda a dedicação, paciência e carinho que colocou em todas as receitas, mês após mês.
Dezembro tem um brilho especial e por isso, deixamo-vos com esta Pavlova-Coroa de Natal.
Aproveitem para deslizar e espreitar a receita abaixo!
Receita | PAVLOVA-COROA DE NATAL
|Base
- 4 claras
- 200 gr de açúcar cristal fino
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sobremesa) de vinagre
|Recheio
- 250 ml de natas para bater
- 1 colher (sopa) de açúcar em pó
- 1 boa pitada de canela em pó
- Gotas de sumo de limão
|Toppings e Decoração
- Doce de ovos* (fazer com antecedência)
- Bombons Gourmet da Pedaços de Cacau
- Groselhas frescas
- Amendoim caramelizado
Preparação
- Pré-aquecer o forno a 140ºC. Colocar uma folha de papel vegetal ligeiramente untado com manteiga, desenhar um círculo com cerca de 22 cm de diâmetro, e um segundo circulo mais pequeno no interior. Reservar.
- Bater as claras em castelo firme. Juntar de seguida o açúcar aos poucos, duas colheres de cada vez, até estar bem incorporado. É suposto não se sentir o açúcar ao toque. De seguida adicionar o vinagre, envolver, e por fim o amido de milho.
- Espalhar o preparado no espaço entre os dois círculos desenhados, e moldar a gosto com uma espátula dando o efeito que se pretenda.
- Colocar no forno e passado 15 minutos reduzir a temperatura para 120ºC. Deixar cozer durante 1 hora, não abrindo nunca a porta do forno. Ao fim deste tempo desligar o forno e deixar a pavlova lá dentro até arrefecer completamente (frequentemente deixo de um dia para o outro).
- Preparar o chantilli, batendo as natas até estarem bem firmes. Acrescentar o açúcar em pó, a canela e o sumo de limão e bater apenas até estar incorporados. Levar ao frigorífico até à hora da montagem.
- Para a montagem, idealmente feita na hora de servir, basta rechear a pavlova com o chantilli, espalhar doce de ovos por cima, e decorar com os bombons, a groselha, o amendoim e outros elementos a gosto.
- Servir de imediato, bem fresca. Conservar no frio.*Levar ao lume num tachinho 4 colheres (sopa) de açúcar com 4 colheres (sopa) de água, até o açúcar dissolver e fazer uma calda ligeira. Mexer as 4 gemas com um garfo e, em fio e com cuidado, verter a calda de açúcar muito lentamente e mexendo sempre. Verter novamente a gemada no tacho e, levar a lume brando, continuando a mexer até começar a ferver e engrossar um pouco. Retirar do lume e colocar num recipiente hermético. Reservar no frio até usar. Dever ser feito, pelo menos, no dia anterior.
O difícil desta Pavlova vai ser mesmo resistir-lhe! Uma sugestão que deixamos para a mesa de Natal.
Já sabem, se fizerem este Pavlova-Coroa de Natal partilhem connosco o resultado. Usem as hastags #cheiodecacau, #pedacosdecacau e #bastacheio.
Boas Festas!
Raquel