Blog Pedaços de Cacau

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau
Planeamento e Gratidão: o passo para a mudança

Planeamento e Gratidão: o passo para a mudança

Ao longo destes 6 anos aprendi muito como empreendedora, cresci bastante, aprofundei conhecimentos. Como sabem, a minha formação de base é Engenharia Florestal e a única disciplina que tive de gestão foi a Gestão de Projetos, no mestrado que fiz em Sistema de Informação Geográfica (uma área que também gostava muito). Aprendi a traçar objetivos, metas, definir cronogramas e a quantificar se os objetivos foram alcançados. Ficou em mim a necessidade de em cada mini projeto em que esteja a trabalhar, faça o mesmo.

Empreendedorismo Colaborativo

O projeto da Pedaços de cacau & Friends, mais concretamente da Granola, saiu da gaveta em Abril, estávamos nós em quarentena. Altura arriscada para tirar qualquer ideia da gaveta. Lá no fundo achei que uma vez que não sabíamos qual o rumo da Pedaços de Cacau, ou de qualquer outra marca/empresa, era o momento de criar um produto que ajudasse aqueles que gosto de considerar como parceiros.

O Chocolate Negro tinha de estar presente e com a produção louca que tivemos durante aqueles meses, tinha de haver uma forma de reduzir ao máximo todos os excedentes de produção do ateliê. Vai na volta, e lancei o desafio à Ana, da Pão da Mó, que é a responsável pela confeção da Granola com Chocolate Negro e ilustra bem a sabedoria popular que afirma que “juntos somos mais fortes”. Um projeto colaborativo que já juntou mais um pedacinho, as Bolachas com Chocolate Negro, e irá continuar a juntar empreendedoras de forma colaborativa, para continuarmos a crescer em conjunto. Agora que escrevo, acho que tenho de vos contar a razão porque gosto tanto de projetos colaborativos, mas fica para uma próxima.

Ferramentas da Engenharia aplicadas no Chocolate

Neste projeto, coloquei em prática todos esses ensinamentos que vinham da Engenharia. Definir metas realistas e colocar uma máquina a funcionar em quase dois meses, só foi possível porque há muito que venho a aperfeiçoar uma arte que é muito importante : o planeamento. O planeamento é o salvador dos grandes imprevistos – sem nunca evitar que existam alguns pelo caminho -, e de equipas pequenas. Se formos a ver, independentemente do tamanho da equipa, nada vai para a frente sem antes se traçar o plano de trabalho para cada pessoa. Para além do planeamento, tenho um ingrediente secreto, uma equipa de colaboradores que acredita nas minhas ideias e que se empenha com a máxima dedicação para a sua concretização.

Hoje gostaria de partilhar com vocês os resultados que me deixam muito contente. Até ao ao momento já ultrapassámos os objetivos que há 2 meses atrás definimos.  Semana após semana, envio uma mensagem à Ana a pedir mais uma fornada, um bom sinal tendo em conta para as projeções iniciais de que só seria necessário produzir a granola de 15 em 15 dias.

Um projeto com todos

Sendo um projeto colaborativo também tivemos o apoio de muitos amigos e parceiros que ajudaram no lançamento da granola de chocolate. A todos os que de forma simbólica nos deram o seu feedback, partilharam nas redes e nos apoiaram, queria deixar aqui o meu MUITO OBRIGADA, pois este sucesso também se deve a vocês. É o vosso feedback que nos faz melhor e criar cada vez mais novos produtos que vos agradem.

O projeto granola saiu da gaveta em 2 meses com planeamento, ação e execução, por isso desafio-vos a tirarem o vosso da gaveta e arriscarem. Mas fica aqui um conselho, o planeamento pode ser mesmo a chave do sucesso.

 

Obrigada por continuarem desse lado,

Raquel Lima

Partilhar este artigo

Voltar aos Blog Pedaços de Cacau